terça-feira, 22 de novembro de 2022

Lula pode escolher Persio Arida para a Fazenda

 

Foto: Divulgação

Por Edmar Lyra

Após rumores de mudança de rota na política econômica e sinalizações para a escolha de Fernando Haddad para ocupar o Ministério da Fazenda que trouxeram grande preocupação para o mercado financeiro, o presidente eleito Lula deverá convergir para um ministro mais alinhado com as diretrizes defendidas pelo PSDB. Com isso, Haddad poderia migrar para o Planejamento, e o escolhido para a Fazenda seria Persio Arida.

O economista paulista de 70 anos já foi presidente do BNDES e do Banco Central nos governos Itamar Franco e Fernando Henrique Cardoso, e foi um dos idealizadores do Plano Real. Nas eleições, Arida declarou voto em Lula e tem uma relação mais próxima como tucanos de alta plumagem, como o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso.

Arida tem uma forte atuação no setor privado, chegando a presidir o BTG Pactual e possui bom trânsito com o PIB nacional. Sua escolha seria um forte aceno para que as diretrizes macroeconômicas seriam mais para o centro, em vez de optar por um político de esquerda como estava sendo especulado antes.

Caso se concretize a escolha de Persio Arida, Lula poderá acalmar o mercado financeiro que está bastante refratário a alternativas que possam resgatar os equívocos de condução econômica dos últimos anos do PT, no caso o governo Dilma Rousseff. Neste contexto, seria a primeira vez que Arida ocuparia o comando da Fazenda no Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário