Por Bela Megale, de O GLOBO — Além da ordem formal para que as polícias adotem todas as medidas necessárias para desbloquear as estradas, ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) têm dado diversos recados diretos a membros do governo. A principal mensagem é sobre o silêncio de Bolsonaro em relação à demora para reconhecer a derrota para Lula. As conversas nos bastidores estão intensas.
Integrantes da corte disseram que, com essa postura, o presidente estimula reações como essas paralisações, além da escalada da crise. Cobram, por isso, uma manifestação que reconheça a vitória do adversário, nos moldes do rito democrático.
Apontam também que, com essa conduta, Bolsonaro pode elevar a temperatura de ações judiciais da oposição contra ele, como processos de inelegibilidade. Além disso, a conduta de estimular o caos pode ter reflexos em processos dos quais ele já é alvo.
Em paralelo, os magistrados estão em contato direto com o ministro da Justiça, Anderson Torres, para cobrar uma atuação efetiva contra os desbloqueios. A Polícia Rodoviária Federal (PRF) é subordinada à pasta de Torres.
Nenhum comentário:
Postar um comentário