quinta-feira, 2 de fevereiro de 2023

Álvaro Porto é eleito presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco

 


O deputado estadual Álvaro Porto (PSDB) foi eleito, nesta quarta-feira (01.02), presidente da Assembleia Legislativa de Pernambuco para o biênio 2023-2025. O processo de escolha do cargo ocorreu sem disputa, em chapa única.  Porto recebeu 49 votos, sendo eleito por unanimidade.

Após a divulgação do resultado, Álvaro Porto agradeceu a cada deputado pelo voto de confiança ao seu propósito de presidir a Alepe. “A todos que se empenharam em dialogar e construir o valoroso consenso que vimos hoje aqui, meu reconhecimento e meu mais profundo agradecimento”, disse.

Iniciando o terceiro mandato consecutivo, Porto afirmou estar imensamente honrado em ter sido escolhido para presidir uma Casa que guarda uma história gigante de defesa da cidadania, de direitos e da democracia.

Após agradecer à esposa Sandra Paes e aos filhos Alvinho e Gabriel pelo companheirismo e apoio incondicional em todas as jornadas, o deputado disse que a gratidão é um estímulo vigoroso para trabalhar e honrar compromissos da nova missão.

“Saibam que a unidade construída entre os deputados ao longo desse processo de formação da nova Mesa Diretora será o norteador da nossa atuação na Casa. Aliás, seguiremos atentos para fazer com que este ambiente de entendimento  possa permear todas as relações e atividades da Assembleia nesta legislatura”.

Para isso, garantiu, os canais de diálogo permanecerão abertos, respeitando divergências, mas buscando sempre a convergência de ideias. “Tanto internamente, junto aos servidores, quanto junto ao Poder Judiciário e ao Poder Executivo estadual, contribuindo com a governadora Raquel Lyra e votando projetos relevantes para os pernambucanos”, frisou. “Estejam seguros de que a Assembleia seguirá cumprindo seu papel, trabalhando com autonomia, independência e em sintonia com as demandas, interesses e anseios do povo de Pernambuco”, reiterou.

Dos demais nomes inscritos pelas bancadas partidárias na chapa encabeçada por Álvaro Porto, apenas dois não foram eleitos. Simone Santana (PSB), com 18 votos, perdeu a disputa, em segundo turno, da Primeira Vice-presidência para Aglailson Victor (PSB), que obteve 28 votos (mais um nulo e outro em branco). Na primeira votação, os dois tinham empatado em 24 votos.

Por sua vez, Doriel Barros (Federação - PV, PT, PC do B e PSOL) perdeu a Segunda Vice-presidência para Franscimar Pontes (PSB).

Assim, os eleitos para a Mesa Diretora são:

Presidente: Álvaro Porto - 49 votos

Primeiro Vice-presidente – Aglailson Victor (PSB) - votos 28

Segundo Vice-presidente – Francismar Pontes (PSB) - 25 votos

Primeiro secretário – Gustavo Gouveia (Solidariedade) - 49 votos

Segundo secretário – Cleiton Collins (PP) – 44 votos

Terceira secretária – Socorro Pimentel (União Brasil) - 46 votos

Quarto secretário – Joel da Harpa (PL) - 45 votos

Primeiro suplente – Rodrigo Farias (PSB) - 48 votos

Segundo suplente – Henrique Queiroz Filho (PP) - 46 votos

Terceiro suplente – Gilmar Júnior (Federação - PV, PT, PC do B e PSOL) - 45 votos

Quarto suplente - Alberto Feitosa (PL) - 46 votos

Quinto suplente - William Brígido (Republicanos) - 45 votos

Sexto suplente – Joãozinho Tenório (Patriotas) - 48 votos

Sétimo suplente – France Hacker (PSB) - 48 votos

Nenhum comentário:

Postar um comentário